Alfabetiza junho

Santarém(PA) terá oito farmácias credenciadas para distribuição de absorventes gratuitos; autorização é emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’

Portal OESTADONET - 26/02/2024

Créditos: Imagem ilustrativa

 

O município de Santarém, no oeste do Pará, está habilitado para distribuição gratuita de absorventes pelo programa Farmácia Popular do governo federal. Oito estabelecimentos estão credenciados pelo Ministério da Saúde para atender a população em situação de vulnerabilidade social. No Pará, são 373 unidades habilitadas em 85 cidades que irão fornecer o absorvente de forma gratuita.

 

No oeste do Pará, além de Santarém com oito farmácias, os municípios de Belterra, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná e Placas também têm estabelecimentos credenciados. Os municípios de Altamira, Itaituba, Novo Progresso, Rurópolos e Uruará, no sudoeste paraense, têm unidades habilitadas para atender ao programa.

 

Confira as cidades habilitadas pelo programa Farmácia Popular:

 

Altamira -10
Belterra - 01
Itaituba - 03
Mojuí dos Campos - 01
Novo Progresso - 01
Óbidos - 01
Óriximiná - 02
Placas - 01
Rurópolis - 01
Santarém - 08
Uruará - 04

 

A distribuição de absorventes gratuitos começou no último mês de janeiro. O acesso ao item de higiene é feito via Farmácia Popular. A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. 

 

Nos últimos dias, foi lançada a cartilha “Programa Dignidade Menstrual - um ciclo de respeito” que está disponível no portal do Ministério da Saúde.

 

O material traz informações detalhadas sobre como funciona, o passo a passo para acessar o benefício, os pré-requisitos para participar, onde e quantos absorventes podem ser retirados. O guia também explica como baixar o aplicativo Meu Sus Digital, já que é necessário gerar uma autorização dentro do app, antes de se dirigir a uma das farmácias.

 

O programa traz, ainda, estratégias para conscientização da população e qualificação técnica de agentes públicos, que têm sido desenvolvidas pelo ministério desde 2023, com a abordagem de temas como a menarca (primeira menstruação), prevenção de infecções, doenças e combate aos estigmas que envolvem esta condição.

 

Quem tem direito?

 

Podem receber o item de higiene nas unidades credenciadas do Farmácia Popular:

pessoas nascidas no Brasil ou nascidas no exterior que vivem no Brasil;
quem tem idade entre 10 e 49 anos;
quem tiver inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
quem conta com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.

Estudantes das instituições públicas de ensino também devem estar no CadÚnico, mas a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.

 

Como garantir benefício?

 

As pessoas que se encaixam nos critérios já estabelecidos precisarão apresentar:

um documento de identificação pessoal
uma autorização na farmácia credenciada.
A autorização é emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’– a nova versão do Conecte SUS já disponível para download.

 

 

O portal do Ministério da Saúde disponibiliza a opção para fazer o download do aplicativo ‘Meu SUS Digital’. As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.

 

Como retirar o kit de absorvente?

 

Para retirar o absorvente, é preciso:

Se dirigir a uma unidade credenciada do Farmácia Popular,
apresentar um documento de identificação oficial com número do CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’ (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias.

A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.




  • Imprimir
  • E-mail